Meio Ambiente


Juntamente com a SteelMast, a URVE (Usina Rio Vermelho de Energia) está instalada no mesmo parque territorial que a empresa, fortalecendo ainda mais o desenvolvimento sustentável na região.

“O cuidado e a atenção ao meio ambiente estão enraizados em nosso DNA, fazendo parte dos valores e ensinamentos familiares, de geração em geração. Esse tem sido o principal agente motivador de nossas práticas e sonhos pessoais e profissionais. Acreditamos fortemente que através de exemplos e atitudes ambientalmente corretas, vamos inspirar as futuras gerações a manterem esse legado.
A URVE faz parte desse contexto. O Investimento em energia limpa, sempre teve como premissa a menor agressão possível ao meio ambiente. Além disso, grandes iniciativas de reflorestamento e preservação de espécies nativas e de alimentos da natureza, têm contribuído para a cadeia alimentar da fauna em nossa área de influência. Adquirir para preservar!
Com esse projeto vários outros estão sendo possíveis de se realizar, como por exemplo, o Programa de Educação Ambiental, em parceria com o município, para alunos e professores, gerando oportunidade de aprendizado e experiências práticas, colocando crianças e jovens em contato direto com a natureza, e despertando o gosto e a sensibilidade pelo cuidado com os recursos naturais.
Nesse sentido, as parcerias com órgãos públicos do município têm sido fundamentais, a exemplo do monitoramento e teste na água, com o SAMAE.
Como líderes ativos devemos sim “arregaçar as mangas” e inspirar a prática da sustentabilidade, onde o econômico, o social e o ambiental atuam em perfeito equilíbrio.
Nós acreditamos na energia que nos moveu até aqui. E acreditamos que essa mesma energia continuará inspirando as futuras gerações.”


Usina Rio Vermelho de Energia
A URVE está localizada no Rio Vermelho, que faz parte da Bacia do Rio Itapocu.
Vários estudos geológicos, hidrológicos, arqueológicos, e da fauna e flora, entre outros, foram realizados no início do projeto, para verificar sua viabilidade e potencial, visando sempre preservar o meio ambiente.
Após os registros em todos os Órgãos competentes para obtenção do licenciamento ambiental, foi desenvolvido o projeto executivo de construção da usina, acompanhado de programas ambientais. No dia 20/02/2009 foi inaugurada a PCH Rio Vermelho, com potencial de 2,4MW e 4 anos após a CGH Rio Vermelho, com 0,4MW.

Inauguração da PCH Rio Vermelho em 20/02/2009
Represa/Barragem PCH 2,4 MW
Novos projetos de CGH´s continuam em andamento para ampliação e aproveitamento do sistema hídrico das correntes da Bacia hidrográfica do Rio Itapocu, são eles:

No Rio Vermelho:
Usina Rio Vermelho 3, com 5,0MW
Usina Rabo do Macaco com 5,7MW
Usina Escola Rio Natal, com 5,0MW

No Rio Natal:
Usina Rio Natal, com 8,5MW
O desempenho social e ambiental da URVE vai além dos requisitos legais e normativos aplicáveis. Seu histórico de atuação demonstra valoração e princípios comuns à conduta de ética e responsabilidade.
A preocupação com seus colaboradores diretos, terceirizados, prestadores de serviços, comunidade do entorno, moradores da cidade e meio ambiente, visam o crescimento econômico, mas numa sociedade de êxito.




Criação do Consórcio Intermunicipal Quiriri e apoio ao CEPA

Criação do Consórcio Quiriri na Gestão do Prefeito Frank Bollmann -1993/1996.
O consórcio Intermunicipal Quiriri foi o primeiro consórcio na categoria ambiental sendo precursor do modelo e formação de outros consórcios.



Doação de terreno para a Univille, pelo empresário Frank Bollmann, viabilizando a construção do CEPA- Rugendas - Centro de Estudos e Pesquisas Ambientais em 29/09/2000.


Frank Bollmann
Declaração de Frank Bollmann, Presidente & CEO da SteelMast, Tuper S/A e URVE:

“O incentivo à educação e à pesquisa sempre esteve em nossa filosofia de trabalho. Ao contribuir com a doação de área de 40 mil m² em nossa bela Mata Atlântica, estávamos viabilizando a implantação de um moderno centro de estudos e pesquisas ambientais. E é com satisfação que vemos a Univille utilizando aquele ambiente para realizar os avanços necessários para o desenvolvimento sustentável da sociedade, bem como para colaborar no auxílio da fiscalização e monitoramento dos recursos naturais, contribuindo contra as agressões ao meio ambiente por parte de caçadores, pescadores, degradadores, dentre outros. Destacamos também a importância da conscientização dos estudantes através da informação e da formação, despertando o interesse nos jovens afim de promover o contato com a fauna e a flora, para que venham a auxiliar na proteção do meio ambiente, deixando essa responsabilidade também para as futuras gerações.”
CEPHARV

Centro de Estudos e Pesquisas Hidrológicos e Ambientais Rio Vermelho Ltda - CEPHARV. Entidade de utilidade pública, instituída com o objetivo de promover ações de planejamento e gestão de recursos hídricos e monitorar a qualidade da água e clima, junto ao SAMAE. Decreto n° 1243 06/12/05 Declara o Rio Vermelho de utilidade pública. Decreto n° 1341 12/12/12. Declara de utilidade pública o CEPHARV. Termo de Parceria 23/04/13 - SAMAE | PMSBS | URVE



Biólogos
Biólogos contratados para, entre outras atividades, fazer a educação ambiental, o monitoramento da fauna, flora e recursos naturais.
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
O programa tem como objetivo sensibilizar e motivar o cidadão para a construção e o fortalecimento de valores, conhecimentos, atitudes e competências voltados para a importância da conservação do meio ambiente. Informar e esclarecer a comunidade das atividades desenvolvidas pela URVE com: palestras, atividades, dinâmicas, estudos, visita na barragem, trilha ecológica Marcelo Hubel, interpretação e contemplação do entorno. As estruturas físicas são complementares para o estudo e processo ensino aprendizado.
O programa recebeu, entre os anos de 2013 à 2019, um total de 3870 visitantes, entre professores e estudantes dos ensinos fundamental, médio, técnico e universitário, provenientes de São Bento do Sul e outras localidades da região. O programa acabou sofrendo uma pausa devido à pandemia do Covid-19, e foi retomado em 2022, recebendo 324 visitantes no decorrer do segundo semestre.

Figura 1 - Visitação dos alunos do 5º ano da Escola Estadual São Bento no dia 24/10 (URVE, 2022).

Figura 2 - Visitação do Curso Técnico em Meio Ambiente - Cedup São Bento do Sul

Figura 3 - Visitação dos alunos do 5º ano da Escola Estadual São Bento no dia 24/10 (URVE, 2022).

Figura 4 - Visitação dos alunos do Projeto Educa+Ação no dia 12/12 (URVE, 2022).

Figura 5 - Visitação do Curso Técnico em Meio Ambiente - Cedup São Bento do Sul

Figura 6 - Visitação do Curso Técnico em Meio Ambiente - Cedup São Bento do Sul

Figura 7 - Visitação dos alunos do 5º ano da Escola Estadual São Bento no dia 24/10 (URVE, 2022).

Figura 8 - Visitação dos alunos do 9º ano da Escola Municipal Emílio Engel no dia 24/11 (URVE, 2022).

Figura 9 Menor aprendiz do Projeto Pescar da Empresa Sólida (URVE, 2022).

Figura 10 Palestra realizada no Cedup - turma de Meio Ambiente (URVE, 2022).


Em 2015 a URVE recebeu o Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável.

O Prêmio Ozires Silva tem como objetivo reconhecer iniciativas inovadoras sustentáveis, com os melhores projetos nas áreas de empreendedorismo, que contribuam para o desenvolvimento da sociedade.

Precisando de ajuda ou orientação?

Código de Conduta Qualidade mdi-facebook mdi-instagram mdi-youtube mdi-linkedin

SteelMast. Todos os direitos reservados.